"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Livro: Pompéia

Características:

Autor: Robert Harris
Título original: Pompeii
Páginas: 334
País: Inglaterra
Ano: 2005
Editora: Record
Estilo: Romance histórico

Sinopse:

Em 79 d.C., no sopé do monte Vesúvio, o jovem engenheiro Marcus Attilius repara o enorme aqueduto Aqua Augusta. Habilidoso, Attilius se compromete a consertar o Augusta antes que o reservatório seque. Na cidade mediterrânea de Pompéia, o engenheiro descobre que uma erupção vulcânica é iminente, mas intrigas políticas o impedem de revelar o terrível acontecimento. História do desaparecimento de Pompéia em forma de romance.

Resenha:

Para quem gosta de História e romances históricos, "Pompéia" é uma ótima dica. Escrito por Robert Harris, ex-periodista da BBC e cujos livros já foram traduzidos em mais de 30 idiomas, é um livro envolvente, que nos transporta para a Roma Antiga e para um dos desastres naturais mais conhecidos da Humanidade. 
O livro conta a história de Marcus Attilius, um engenheiro responsável pela manutenção do Aqueduto Aqua Augusta, que abastecia cidades como Misenum, Pompeia, Nápoles e Nola. Devido alguns problemas no fornecimento de água, Attilius parte de Misenum para encontrar o problema no aqueduto. Quando encontra o problema, ele se depara com sinais que mostram algo maior poderá acontecer à primeira vista. 
Intrigado, Attilius irá investigar esses sinais, que de fato mostraram a futura erupção do Vesúvio.
É uma trama interessante, baseada em fatos reais e que desperta no leitor uma curiosidade pelo modo como o autor trabalhará com a situação, uma vez que todos sabemos o fim que levou Pompéia e Herculano. Para os amantes de romances históricos vale a pena conferir esse livro e viajar através das páginas até Misenum e Pompéia. 
A leitura flue rapidamente e o leitor se vê envolvido. E as descrições da erupção e da tragédia em si são um ponto a parte, que torna o livro mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário