"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Livro: O Livro de Ouro da Mitologia

Características:

Autor: Thomas Bulfinch
Título Original: Age of Fable
Páginas: 360
País: Estados Unidos
Ano: 2006
Editora: Ediouro
Estilo: Mitologia

Sinopse:

A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druidas são alguns dos temas tratados nessa obra que conquistou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O leitor ficará fascinado com as mais encantadoras histórias e adquirirá conhecimentos indispensáveis à sua formação cultural. O autor, Thomas Bulfinch pensou nesta obra para desvendar alguns mistérios sobre a mitologia grega. O livro conta a história de vários deuses e heróis da Grécia antiga.

Resenha:

Uma coletânea com as mais diversas histórias mitológicas das culturas greco-romana, celta, nórdica, egipcía e hindu, reunidas pelo estadounidense Thomas Bulfinch. O leitor é apresentado a diversas histórias fascinantes, adquirindo também conhecimentos indispensáveis da cultura dos povos antigos.
Mergulhando na leitura desse livro, o leitor pode entender um pouco mais o seu próprio mundo, compreender a visão dos antigos sobre o mundo, o Universo e as forças da natureza.
Maior parte do livro é dedicada à mitologia grega, que passou posteriormente à cultura romana, civilizações base da nossa cultura ocidental. As lendas mitológicas são expostas de forma que aparente uma conversa entre o autor e o leitor. Além disso, alguns comentários são feitos durante as histórias.
O leitor pode se maravilhar com diversas histórias como a Eros e Psiquê, Narciso, Silas, A Íliada, A Odisseia, Pomona, Jacinto, Hércules, etc. Além disso, é apresentado lendas mitológicas de outras civilizações como a lenda de Osíris e Ísis, Brahma, Thor, Odin, Belwolf, etc.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

e. e. cummings

Edward Estlin Cummings, usualmente abreviado como e. e. cummings, em minúsculas, como o poeta assinava e publicava, foi um poeta, pintor, ensaísta e dramaturgo americano. Nascido em Cambridge, Massachusetts, em 14 de outubro de 1894, morreu em North Conway, Nova Hampshire, em 03 de setembro de 1962. É considerado um dos principais inovadores da linguagem da poesia e da literatura no século XX.
Entre suas obras destacam: "The Enormous Room" (1922); "Tulips and Chimneys" (1923); "is 5" (1926); "No Thanks" (1935); "Fairy Tales" (1965).
O autor é citado em "Morte e Vida de Charlie St. Cloud" e um trecho do poema "Mergulha nos Sonhos" é citado: "Confie em seu coração, se os mares explodirem em chamas. (E viva pelo amor mesmo que as estrelas se movam para trás.)"
Abaixo esta uma seleção de 05 poemas de e. e. cummings, traduzidos por Cecília Rego Pinheiro, exceto o último que é tradução de Regina Werneck.


Mergulha nos Sonhos

mergulha nos sonhos 
ou um lema pode ser teu aluimento 
(as árvores são as suas raízes 
e o vento é o vento) 

confia no teu coração 
se os mares se incendeiam 
(e vive pelo amor 
embora as estrelas para trás andem) 

honra o passado 
mas acolhe o futuro 
(e esgota no bailado 
deste casamento a tua morte) 

não te importes com o mundo 
com quem faz a paz e a guerra 
(pois deus gosta de raparigas 
e do amanhã e da terra)
_________________________________________________________________________________


Quando o Meu Amor Vem Ter Comigo

quando o meu amor vem ter comigo é 
um pouco como música,um 
pouco mais como uma cor curvando-se(por exemplo 
laranja) 
contra o silêncio,ou a escuridão.... 

a vinda do meu amor emite 
um maravilhoso odor no meu pensamento, 

devias ver quando a encontro 
como a minha menor pulsação se torna menos. 
E então toda a beleza dela é um torno 

cujos quietos lábios me assassinam subitamente, 

mas do meu cadáver a ferramenta o sorriso dela faz algo 
subitamente luminoso e preciso 

—e então somos Eu e Ela.... 

o que é isso que o realejo toca  

_________________________________________________________________________________


Chamar a Si Todo o Céu com um Sorriso

que o meu coração esteja sempre aberto às pequenas 
aves que são os segredos da vida 
o que quer que cantem é melhor do que conhecer 
e se os homens não as ouvem estão velhos 

que o meu pensamento caminhe pelo faminto 
e destemido e sedento e servil 
e mesmo que seja domingo que eu me engane 
pois sempre que os homens têm razão não são jovens 

e que eu não faça nada de útil 
e te ame muito mais do que verdadeiramente 
nunca houve ninguém tão louco que não conseguisse 
chamar a si todo o céu com um sorriso  

_________________________________________________________________________________


O Primeiro de Todos os Meus Sonhos

o primeiro de todos os meus sonhos era sobre 
um amante e o seu único amor, 
caminhando devagar(pensamento no pensamento) 
por alguma verde misteriosa terra 

até o meu segundo sonho começar— 
o céu é agreste de folhas;que dançam 
e dançando arrebatam(e arrebatando rodopiam 
sobre um rapaz e uma rapariga que se assustam) 

mas essa mera fúria cedo se tornou 
silêncio:em mais vasto sempre quem 
dois pequeninos seres dormem(bonecas lado a lado) 
imóveis sob a mágica 

para sempre caindo neve. 
E então este sonhador chorou:e então 
ela rapidamente sonhou um sonho de primavera 
—onde tu e eu estamos a florescer  

_________________________________________________________________________________


eu levo o seu coração comigo

eu levo o seu coração comigo (eu o levo no
meu coração) eu nunca estou sem ele (a qualquer lugar 
que eu vá, meu bem, e o que que quer que seja feito
por mim somente é o que você faria, minha querida)

tenho medo

que a minha sina (pois você é a minha sina, minha doçura) eu não quero
nenhum mundo (pois bonita você é meu mundo, minha verdade)
e é você que é o que quer que seja o que a lua signifique
e você é qualquer coisa que um sol vai sempre cantar 

aqui está o mais profundo segredo que ninguém sabe
(aqui é a raiz da raiz e o botão do botão
e o céu do céu de uma árvore chamada vida, que cresce
mais alto do que a alma possa esperar ou a mente possa esconder)
e isso é a maravilha que está mantendo as estrelas distantes

eu levo o seu coração (eu o levo no meu coração)


Top 10: Nicholas Sparks

Top 10: Nicholas Sparks

Quem já leu algum romance do Nicholas Sparks sabe o quanto são envolventes, emocionantes e com finais inesperados. Autor de best-sellers, o autor é natural de Omaha, Nebraska, EUA, porém atualmente vive em  New Bern, Carolina do Norte. 
Com 49 anos, Nicholas Sparks já escreveu 19 livros, sendo que 18 já foram lançados no Brasil. Com vários sucessos de vendas, nove desses romances já foram adaptados para as telonas do cinema.
A seguir, fiz um top 10 com as melhores histórias do autor, na minha opinião. Porém gostaria de saber a opinião de vocês, então deixem seus comentários com os seus favoritos!!

1 -  Uma curva na estrada

A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro. Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews. Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele. Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre. Nesta obra, Nicholas Sparks escreve com incrível intensidade sobre as difíceis reviravoltas da vida e sua incomparável doçura. Um livro sobre as imperfeições do ser humano, os erros que todos cometemos e a alegria que experimentamos quando nos permitimos amar.

2 - Diário de uma paixão

"Os românticos chamariam isso de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia. Na minha cabeça, as duas versões se completam, no fim das contas, qualquer que seja a versão escolhida para encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte da minha vida e do caminho que escolhi trilhar. Não tenho nenhuma queixa a fazer quanto ao meu percurso e aos lugares onde ele me levou; talvez sobre outas coisas eu tenha reclamações, suficientes para encher uma tenda de circo, mas o caminho que escolhi tem sido sempre o certo, e tampouco gostaria que tivesse sido de outro jeito." A história começa no início de outubro de 1946, quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson, se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito até que a família de Allie a impede de continuar a vê-lo devido à enorme diferença de classe social entre os jovens. Diário de uma Paixão foi originalmente inspirado na história dos avós da esposa de Nicholas. Quando o autor os conheceu, eles já estavam casados há mais de 60 anos. O amor verdadeiro em si, o carinho e a devoção se sobrepõem às mudanças inevitáveis do tempo, que afetam a todos nós.

3 - O melhor de mim

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

4 - Uma longa jornada

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

5 - À primeira vista

Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte. Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão.
Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir. À primeira vista captura toda a incerteza, a tensão e a angústia da vida desse jovem casal, mas também retrata o romantismo, o companheirismo, a descoberta e o amadurecimento que só o verdadeiro amor pode proporcionar.

6 - O milagre

No livro "O milagre" de Nicholas Sparks, conta uma historia de Jeremy Marsh um respeitado jornalista que não consegue emplacar um relacionamento afetivo que o faça feliz. Acostumado a viajar pelo mundo à cata de lendas urbanas, Jeremy parte em direção a uma cidadezinha do sul dos Estados Unidos para investigar as misteriosas luzes de um antigo cemitério escravo que teria sido alvo de uma maldição. Lá ele conhece a bela Lexie Damell, que irá ajudá-lo em sua fantasmagórica missão. Prestes a descobrir um segredo que poderá abalar os alicerces da comunidade, esse implacável destruidor de mitos terá de se confrontar com o único fenômeno que considera genuinamente misterioso e sobrenatural: uma paixão. Falando dos riscos que devemos correr e dos caminhos ditados pelo coração, O milagre fará com que você também acredite no amor".

7 - A última música

Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.

8 - Um homem de sorte

"Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografia dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela". Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na estrada da cidade de Hampton, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Depois de sair de Colorado, há cinco meses ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre espontânea vontade. Gostava de partir quando sentia vontade, para o lugar que quisesse. Depois de passar anos cumprindo ordens no Corpo de Fuzileiros Navais, a liberdade o atraía. Até ter encontrado a fotografia.

9 - Noites de tormenta

Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuida da pousada de uma amiga, Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso atá a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas. O título desse livro foi mudado de O Sorriso das Estrelas para Noites de Tormenta depois do sucesso do filme, que agora compõe também a capa do livro.

10 - Um amor para recordar

“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”

domingo, 26 de julho de 2015

Livro: A Outra Face

A outra face


Características:

Autor: Sidney Sheldon
Título Original: The Naked Face
Páginas: 240
País: Estados Unidos
Ano: 1970
Editora: Record
Ano: 1970
Estilo: Romance/thriller

Sinopse:

Judd Stevens é um psicanalista que subitamente vê-se envolvido em uma sucessão de assassinatos que precisa desvendar. Entre os suspeitos estão uma atriz decadente e ninfomaníaca, um pai de família com tendências homossexuais, um empresário paranóico e uma jovem misteriosa. Mas talvez não seja preciso ir longe para encontrar o assassino: o psicanalista desconfia que pode estar matando pessoas em momentos de privação de sentidos.

Resenha:

Romance de estreia de Sidney Sheldon, "A Outra Face" é um thriller intenso, vencedor do Edgar Allan Poe, um dos mais importantes prêmios para autores de mistério/suspense. É um livro de leitura fácil, que prende o leitor desde a primeira página.
A história é sobre Judd Stevens, um psicanalista bem-sucedido que se vê no meio de dois assassinatos misteriosos: John Hanson, um dos pacientes, e Carol Roberts, a secretária do Dr. Stevens. Essses assassinatos são encaminhados para os detetives McGrevey e Angeli, que tentaram solucionar o mistério. Judd torna-se o suspeito nº 1 do detetive McGrevey.
Judd Stevens terá que provar sua inocência e conta com a ajuda de Angeli. Porém, como resolver esse assassinato duplo e misterioso? Entre os suspeitos estão uma atriz decadente e ninfomaníaca, um homossexual, um empressário paranoico e uma jovem atraente e misteriosa. Mas para McGrevey, o único suspeito será Judd!
Intrigas, mistérios, vingança, paranoia, suspense, entre outras coisas, são o "recheio" dessa trama e que levará o leitor a indagar: quem é o assassino?
O Dr. Stevens acabará sucumbindo ao medo de estar paranoico, e tentará de várias formas elucidar esse mistério. 
É um livro que realmente prende, e o suspense é tão grande que você, leitor ninja, não conseguirá parar de ler. É surpreendente a forma como o autor desenvolve a história e deixa o leitor curioso, cheio de suspeitos e de suposições. E, claro, o livro conta com um final surpreendente.
O título é explicado em um trecho no qual Judd diz que quando estamos no meio das pessoas, colocamos uma máscara, mas no momento em que somos provocados ou estamos em perigo, ou outras sensações, a máscara cai e mostramos "a outra face". 
Vale a pena lê-lo e com certeza você será surpreendido pelo desfecho dessa obra-prima de Sidney Sheldon.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Vídeo: A invenção do livro

O vídeo que trago hoje para vocês, leitores ninjas, é um pequeno diálogo entre dois monges medievais acerca da invenção e possibilidades de uso do livro. Na época deste diálogo, o livro era uma "invenção" recente e um artefato tão surpreendente quanto hoje é para nós algumas tecnologias. O vídeo é dublado em português.

Livro: As Aventuras de Pedro Coelho

As Aventuras de Pedro Coelho


Características:

Autor: Beatrix Potter
Título original: The Tale of Peter Rabbit; The Tale of Benjamin Bunny; The Tale of the Flopsy Bunnies; The Tale of Mr. Tod.
Páginas: 93
País: Inglaterra
Ano: 2014
Editora: Cia das Letrinhas
Categoria: Infantil

Sinopse:

Quem nunca ouviu falar de Pedro Coelho - o dentuço mais famoso, e levado!, do mundo - e de Beatrix Potter, que escreveu e ilustrou as suas aventuras há mais de cem anos? Com milhares de fãs nos mais diversos países, esses dois já viraram desenho animado, filme, e continuam encantando crianças e adultos. Publicado no Brasil pela Companhia das Letrinhas, mas fora de catálogo há um bom tempo, Pedro está de volta, assim como outros personagens criados por Potter. Em As aventuras de Pedro Coelho os leitores vão conhecer as quatro principais histórias da série - “A história de Pedro Coelho” (o primeiro texto infantil de Beatrix Potter), “A história do coelho Benjamin”, “A história dos coelhinhos Flocos” e “A história do sr. Raposão”. Acompanhadas dos desenhos originais, elas falam sobre as malandragens e apuros do coelhinho, em um texto divertido e charmoso.

Resenha:

Beatrix Potter (Londres, 28 de Julho de 1866 - Lakeland, 22 de Dezembro de 1943) é uma escritora inglesa famosa por suas histórias infantis. Nesse livro reeditado e lançado pela editora Cia das Letrinhas, em 2014, trazem 04 dessas histórias: "A história de Pedro Coelho", "A história do Coelhinho Benjamin", "A história dos Coelhinhos Felpudos" e "A história do Sr. Raposão".
São histórias de uma simplicidade e inocência que encantam tanto os pequenos como os grandes. Além disso, o livro é ilustrado pela própria autora com lindas aquarelas, como a do lado.
Esse livro, em sua nova edição, traz quatro ótimas histórias que encantaram as crianças, e os adultos, com aventuras envolventes e que mostraram um mundo cheio de diversão.
As histórias se desenvolvem em torno da família de Pedro Coelho e Benjamin, narrando várias travessuras e emocionantes aventuras. É um livro marcante, com uma edição muito boa e um livro maravilhoso. Pais e filhos se divertiram muito com as atrapalhas e as aventuras criadas por Potter.
Traduzido em mais de 36 línguas, a História de Pedro Coelho fascinou, e fascina, crianças do mundo todo. Escrito em 1893, o livro foi rejeitado por diversos editores, até ser finalmente publicado pela editora de Frederick Warne, em 1902. O livro tornou-se um sucesso de vendas e logo muitas re-impressões sucederam à primeira. Ao longo das décadas, a obra atingiu a surpreendente marca de 45 milhões de exemplares vendidos, garantindo um lugar na lista dos livros mais vendidos de todos os tempos.
"Acredite, há um grande poder silenciosamente trabalhando todas as coisas para o bem, se comportar e não importa o resto."  - Beatrix Potter -

Top 10: Livros de Sidney Sheldon que você deve ter em sua estante

10 livros de Sidney Sheldon que você deve ter em sua estante


1 - A senhora do jogo

A aguardada continuação de um dos maiores sucessos de Sidney Sheldon. No seu bestseller mundial, O reverso da medalha, o autor nos apresentou à glamurosa e manipuladora família Blackwell e sua inesquecível matriarca, Kate. Tilly Bagshawe, autora do elogiado Adorada, retoma a saga dos Blackwell, seus amores, dramas e conspirações desde a década de 1980 até os dias atuais, quando uma nova geração comanda os negócios da família. Tenso e provocativo, A senhora do jogo agradará aos milhões de fãs de Sidney Sheldon e tem tudo para conquistar novas gerações de leitores. Mais de 300 milhões de exemplares vendidos, de seus 25 títulos, em 180 países e traduzidos para 50 idiomas levaram Sheldon ao Livro dos Recordes Guinness, na categoria de "Autor Mais Traduzido do Mundo". Todos os seus romances chegaram ao topo das listas de mais vendidos. Sheldon também foi bem-sucedido no teatro, no cinema e na TV: criou 6 peças da Broadway, 25 roteiros de cinema e mais de 200 roteiros para séries televisivas.

2 - O Outro lado da meia-noite

Principal best seller de um dos escritores mais lidos da segunda metade do século XX. Conta a história de duas belas heroínas, Noelle, filha dos bairros pobres de Marselha, e Catherine, natural de Chicago, que adorava e temia os homens ao mesmo tempo. A sensual Noelle é uma famosa atriz que sai dos bairros pobres de Marselha para o sucesso no cinema. A americana Catherine é uma profissional bem sucedida mas totalmente insegura com os homens. O que duas mulheres tão diferentes poderiam ter em comum? O piloto e herói de guerra Larry Douglas, por quem as duas se apaixonam, formando um triângulo amoroso que desperta o ódio e o desejo de vingança do magnata grego Constantin Demiris, um homem que não esquece nem perdoa. De Washington a Atenas, passando pela Paris ocupada pelos exércitos nazistas. O outro 'Lado da Meia-Noite' é uma fascinante história de amor e ódio, paixão e terror.

3 - Depois da escuridão

A doce e angelical Grace Brookstein é a socialite mais querida dos Estados Unidos e leva uma vida de princesa. Até o dia em que seu marido, o bilionário Lenny Brookstein, dono do fundo de hedge Quorum, sai para velejar e nunca mais retorna. Enquanto lida com a trágica morte do marido, um novo escândalo abala a vida de Grace - bilhões de dólares desaparecem do fundo Quorum, provocando a falência de milhares de famílias. Grace torna-se a principal suspeita e da noite para o dia sua vida se transforma. Determinada a provar sua inocência, Grace embarca numa jornada que revelará que ninguém a sua volta é digno de confiança.

4 - O Ditador

Livro de suspense e ação em que o ator Eddie Davis, endividado e sem emprego, aceita um papel secundário na peça "My Fair Lady" que vai ser encenada num pequeno país da América do Sul. Ao chegar no lugar é reconhecido como sósia do ditador Ramón Bolívar que o convida para representá-lo por algumas semanas.

5 - As Areias do tempo 

Após a morte de Franco, a Espanha é palco de conflitos entre os nacionalistas bascos do ETA e as forças do governo ditatorial. O líder do ETA, Jaime Miró, e o corrupto coronel Acoca são homens dispostos a morrer pelo que acreditam.  Quando Acoca saqueia um convento procurando o inimigo, quatro freiras acabam se unindo ao bando de Miro. As irmãs Lucia, Megan, Teresa e Graciela são muito diferentes entre si e, após tanto tempo vivendo isoladas, se deparam com um mundo de incertezas, romance e suspense.

6 - A Herdeira


Fundador de uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo, Sam Roffe é um reconhecido homem de negócios. Entretanto, sua política de manter as ações da firma somente entre membros da família não era muito popular. Com a morte do empresário, Elizabeth, A Herdeira, assume a direção sem saber que essa decisão pode acabar provocando sua morte. A Herdeira é mais uma trama de paixões e conspirações que leva a assinatura de Sidney Sheldon, criador de sucessos como O Reverso da Medalha, O Outro Lado da Meia-noite e Se Houver Amanhã. 

7 - A ira dos anjos

Jennifer Baker, filha de um advogado do interior, realiza o sonho de sua vida ao ingressar na Promotoria Distrital de Manhattan, em Nova York, disposta a lutar por justiça. A brilhante ascensão de sua carreira, no entanto, dura pouco - tempo suficiente apenas para cair em uma cilada durante o primeiro julgamento do qual participa. De repente, a jovem vê seus planos irem por água abaixo e sua vida sofrer uma inesperada reviravolta: além do risco de ter sua licença cassada ela ainda pode ir para a cadeia. Em meio a tudo isso, a bela Jennifer ainda precisa lidar com as questões de seu coração dividido entre o íntegro Adam Warner, destinado a ser um líder de seu país, e o ardiloso Michael Moretti, que lança sua maldade sobre tudo e todos.

8 - Se houver amanhã 


A vida da jovem Tracy Whitney muda quando, vítima de uma ação criminosa, ela é condenada por um crime que não cometeu. Rejeitada pelo homem que amava e abandonada à própria sorte, Tracy se vê sozinha. Depois de cumprir pena e ter de volta sua liberdade, ela só tem um objetivo- vingar-se dos homens que a colocaram na prisão. Para isso, ela se torna uma expert em disfarces e especialista em aplicar golpes em empresários. Mas seus planos podem ir por água abaixo quando o destino coloca em seu caminho um rival, Jeff Stevens, um irresistível trambiqueiro.

9 - A outra face

Romance de estreia de Sidney Sheldon, A Outra Face é um thriller intenso. O psicanalista Judd Stevens vê sua rotina tranquila ser interrompida quando conhecidos seus aparecem mortos. E o bem-sucedido médico é o único elo entre as vítimas. Seria obra de algum de seus pacientes? Entre os suspeitos estão uma atriz decadente e ninfomaníaca, um pai de família com tendências homossexuais, um empresário neurótico e uma jovem misteriosa e encantadora. Mas o que Dr. Stevens não percebe é que o assassino pode estar mais perto do que ele imagina. A Outra Face foi aclamado pelo New York Times como o romance do ano e vencedor do Edgar Allan Poe - um dos mais importantes prêmios para escritores de mistério.

10 - O plano perfeito

Duas pessoas igualmente obstinadas em rota de colisão. Uma, o governador do Kentucky, Oliver Russell. Um homem com planos de ganhar a Casa Branca. A outra, a bela e ambiciosa Leslie Stewart. Uma mulher determinada a vê-lo perder tudo. Em breve, os dois descobrirão que mesmo os planos mais perfeitos podem dar errado. E com consequências mortais. Envolvente a cada página, O plano perfeito é Sidney Sheldon em sua melhor forma. Conhecedor como poucos das técnicas da narrativa, Sheldon introduz o leitor no universo de duas das mais poderosas instituições americanas: a política e a imprensa.

Livro: Escrito nas estrelas

Escrito nas estrelas

Características:

Autor: Sidney Sheldon
Título original: The stars shine down
Páginas: 366
País: Estados Unidos
Ano: 2003
Editora: Record
Categoria: Romance

Sinopse:

Foi numa cidadezinha do Canadá, trabalhando na pensão do pai, que a bela Lara Cameron iniciou uma trajetória de sucesso como empresária do ramo imobiliário. Foi lá também que adquiriu toda a sua ambição e perdeu a ingenuidade. Agora, dividida entre as proteção de um amigo, a paixão de um advogado e o magnetismo de um músico, ela caminha numa trilha perigosa: o jogo de mentiras e fraudes do mundo dos negócios. Os personagens fascinantes e a trama vigorosa de 'Escrito das Estrelas' mostram que Sidney Sheldon tornou-se o escritor mais lido da atualidade.

Resenha:

Um romance com a marca de Sidney Sheldon, com personagens fascinantes e uma história envolvente de uma jovem garota nascida em Glace Bay, Canadá, que trabalhava numa pensão para o pai. Lara Cameron é uma garota de sonhos e que busca o carinho do pai, que a culpa pela morte da mãe, que morreu durante o parto. 
Na pequena cidade da Nova Escócia, Lara acaba vendo-se obrigada a trabalhar para sustentar o pai, que sofre um derrame. A partir daí, ela se vê maltratada pelo pai e busca provar para ele que ela um dia será uma grande mulher.
Lara Cameron acaba conhecendo algumas pessoas e se torna fascinada pelo ramo imobiliário e, na sua pequena cidade natal, acaba começando sua carreira. Adquire uma grande ambição e sonha em ser uma grande mulher. Mas, em Glace Bay, acaba também perdendo sua ingenuidade, quando começa a conhecer o mundo. 
Anos depois, ela se torna uma grande empresária em sua cidade natal, mas ambiciona ir além e se muda para Chicago. Ai conhece Howard Keller, um jovem bancário, e começa a construir seu império. Movida pela ambição e pelo desejo de se provar uma grande mulher, Lara cada vez mais vai ambicionando em seus projetos. De Chicago parte para Nova York, onde conhece um advogado, Paul Martin. E seu império cresce. A Cameron Enterprise torna-se uma das maiores empresas da rede imobiliária de Nova York e Lara se vê crescendo.
Com o tempo ela conhece um músico, Phillip Adler, e se apaixona. Agora, Lara Cameron se vê dividida entre Howard, seu amigo, Paul, o advogado, e Adler, o músico e terá que caminhar numa trilha perigosa: o jogo de mentiras, fraudes e perigos do mundo negócio.
É uma trama envolvente,  que prende o leitor e de leitura fácil. É um bom romance, que leva o selo de Sidney Sheldon, um dos maiores escritores americanos.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Top 20: Os livros mais vendidos da História

Os 20 livros mais vendidos da História

Existem uma grande quantidade de livros que se tornaram best-sellers e que todo mundo conhece. Com certeza você, Leitor Ninja, já leu vários. Mas, você sabe quais são os livros mais vendidos da história? Então, a título de curiosidade, trago para vocês uma lista com os 20 best-sellers da história da Literatura. 
Porém, antes de dizer quais são esses campeões de venda, cabe lembrar que obras como a Bíblia, o Alcorão, O Livro Vermelho ou o Livro de Mórmon estão entre os mais lidos do mundo. Porém, na maioria das vezes esses livros não foram vendidos, mas doados. No caso do Alcorão, sua venda é proibida. Portanto esses livros não entraram, por esse motivo, no Top 20 dos mais vendidos.
A fonte para essa top lista é o Wikipédia e outros sites.

1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling - ~800-900 milhões 
2 - Dom Quixote - Miguel de Cervantes - ~500 milhões 
3 - Dicionário Xinhua Ziduan - ~400 milhões 
4 - A arte da guerra - Sun Tzu - ~270 milhões
5 - O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas - ~200-250 milhões 
6 - Um Conto de Duas Cidades - Charles Dickens - ~180-250 milhões
7 - O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry - ~80 ou 200 milhões
8 - O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien - ~150-170 milhões
9 - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa - C. S. Lewis - ~85-120 milhões
10 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling - ~107-130 milhões
11 - O caso dos Dez Negrinhos - Agatha Christie - ~90-120 milhões
12 - O Hobbit - J. R. R. Tolkien - ~100 milhões
13 - Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James - ~100 milhões
14 - Livro Guiness dos Recordes - ~100 milhões
15 - Ela, a Feiticeira - Henry Rider Haggard - ~83 milhões
16 - The World Almanac and Book of Facts - ~80 milhões
17 - O Código da Vinci - Dan Brown - ~80 milhões
18 - Diário de uma paixão - Nicholas Sparks - ~75 milhões
19 - Mensagem a Garcia - Elbert Hubbard - 70 milhões
20 - O Alquimista - Paulo Coelho - 65 milhões

10 livros mais importantes da Literatura Brasileira


Os 10 livros mais importantes da Literatura Brasileira

Em uma pesquisa feita pela Universidade Metodista de São Paulo foi eleito os 10 livros mais importantes de nossa literatura, de acordo com a opinião de 12 professores de Língua Portuguesa. Abaixo segue a lista dos dez mais. Qual deles vocês já leram?

1. "A Hora da Estrela" - Clarice Lispector

A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

2. "Dom Casmurro" - Machado de Assis

Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu. Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua esposa e percebe a assombrosa semelhança do filho Ezequiel com o ex-companheiro de seminário.


3. "Vidas Secas" - Graciliano Ramos

Em ´Vidas Secas´, o autor se mostra mais humano, sentimental e compreensivo, acompanhando o pobre vaqueiro Fabiano e sua família com simpatia e uma compaixão indisfarçáveis. Além de ser o mais humano e comovente dos livros de ficção de Graciliano Ramos, ´Vida Secas´ é o que contém maior sentimento da terra nordestina, daquela parte que é áspera, dura e cruel, sem deixar de ser amada pelos que a ela estão ligados teluricamente. O que impulsiona os seres desta novela, o que lhes marca a fisionomia e os caracteres, é o fenômeno da seca. ´Vida Secas´ representa ainda uma evolução na obra de Graciliano Ramos quanto ao estilo e à qualidade estritamente literária.


4. "Macunaíma" - Mário de Andrade

A personagem-título, um herói sem nenhum caráter (anti-herói), é um índio que representa o povo brasileiro, mostrando a atração pela cidade grande de São Paulo e pela máquina. A frase característica da personagem é "Ai, que preguiça!". Como na língua indígena o som "aique" significa "preguiça", Macunaíma seria duplamente preguiçoso. A parte inicial da obra assim o caracteriza: "No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite."A obra é considerada um indianismo moderno e é escrita sob a ótica cômica. Critica o Romantismo, utiliza os mitos indígenas, as lendas, provérbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do país até então pouco conhecidos (rapsódia). O livro possui estrutura inovadora, não seguindo uma ordem cronológica (i.e. atemporal) e espacial. É uma obra surrealista, onde se encontram aspectos ilógicos, fantasiosos e lendas. Adota como protagonista uma personagem fantasiosa e complexa, na qual se misturam os mais diversos traços de nossa formação cultural. A confluência racial em Macunaíma se evidencia desde o primeiro capítulo e é o próprio Rei Nagô, figura africana quem avisa que o herói é muito inteligente. Com uma critica maior à linguagem culta já vista no Brasil.


5. "Grande Sertão Veredas" - Guimarães Rosa

Nesta obra de Guimarães Rosa, o sertão é visto e vivido de uma maneira subjetiva e profunda, e não apenas como uma paisagem a ser descrita, ou como uma série de costumes que parecem pitorescos. Sua visão resulta de um processo de integração total entre o autor e a temática, e dessa integração a linguagem é o reflexo principal. Para contar o sertão, Guimarães Rosa utiliza-se do idioma do próprio sertão, falado por Riobaldo em sua extensa e perturbadora narrativa.
Encontramos em ´Grande Sertão-Veredas´ dimensões universais da condição humana - o amor, a morte, o sofrimento, o ódio, a alegria - retratadas através das lembranças do jagunço em suas aventuras no sertão mítico, e de seu amor impossível por Diadorim.



6. "Memórias Póstumas de Brás Cubas" - Machado de Assis

Após sua morte, no ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. Começa então a relembrar dos amigos, como Quincas Borba, da sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e, ainda, do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida."


7. Morte e Vida Severina" - João Cabral de Melo Neto

Nesta obra o autor descreve através de poemas, a peregrinação de um emigrante nordestino, em busca de melhores condições de vida. Entretanto por todos os lugares que passa, só presencia a miséria e a morte. Sendo assim, concluiu que seria melhor se afogar nas águas do rio Capibaribe. Numa última tentativa de mudar de ideia, vai se aconselhar com um sábio da região onde se encontra, quando presencia uma notícia do nascimento de uma criança, embora provavelmente cresça na miséria, como seus pais. Diante dessa tênue esperança de salvação, Severino apresenta feições de alegria e alívio, por não precisar suicidar-se.


8. "Memórias de um Sargento de Milícias" - Manuel Antônio de Almeida

Com um único romance que escreveu aos 21 anos - "Memórias de um Sargento de Milícias" - Manuel Antônio de Almeida conquistou na literatura brasileira uma posição também única, fixando a tradição do romance urbano e pressagiando Machado do Assis.


9 . "O Cortiço" - Aluísio de Azevedo

A obra busca recriar a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos à influência da raça, do meio e do momento histórico. O predomínio dos instintos no comportamento do indivíduo, a força da sensualidade da mulher mestiça, o meio como fator determinante do comportamento são algumas das teses naturalistas defendidas pelo autor ao lado de denúncias sociais. O protagonista do romance é o próprio cortiço, onde se acotovelam lavadeiras, trabalhadores de pedreira, malandros e viúvas pobres.


10. "O Ateneu" - Raul Pompéia

Um dos mais inteligentes romances da literatura brasileira e obra mais conhecida de Raul Pompéia, O Ateneu narra a história de Sérgio, um garoto que com onze anos é levado pelo pai para um internato. Em uma recriação autobiográfica, o autor conseguiu como poucos captar os conflitos, constrangimentos e angústias do dia-a-dia no colégio interno.

Livro: Conceito Zero


Conceito Zero: Uma trama internacional para Independência da Amazônia

Características:

Autor: A. J. Barros
Páginas: 408
País: Brasil
Ano: 2008
Editora: Geração
Categoria: Romance/Suspense

Sinopse:

O Conceito Zero é o surpreendente romance de estréia do paulista A.J. Barros, auditor fiscal aposentado da Receita Federal. Um livro de forte suspense, mistérios e de ação, que relata no melhor estilo dos best sellers uma intriga internacional para proclamar a independência da Amazônia. O leitor vai acompanhar a perseguição que um grupo de conspiradores faz para impedir que o dr. Maurício descubra os planos que levariam à proclamação da República da Amazônia. A trama de O Conceito Zero se desenvolve numa seqüência de episódios, ora misteriosos, ora violentos, que envolvem as Forças Armadas Brasileiras, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, a CIA, o FBI e levantam suspeitas de que países do Primeiro Mundo estão conspirando para a invasão armada da Amazônia.

Resenha:

Publicado pela Geração Editorial, esse romance de estréia de A. J. Barros é uma surpreendente trama que envolve Templários, embaixadores, ministros, o Exército Brasileiro, a CIA, o FBI e a Abin (Agência Brasileira de Informações, recheado de emoção, suspense, perigos e informações sobre a nossa Amazônia e sua história. É um livro de leitura fácil, envolvente e que "prega" o leitor em suas páginas.
A história envolve uma trama para que ocorra a independência da Amazônia, em que o Dr. Maurício, auxiliado por Fernanda, uma Capitã do Exército, e Rogério, um Tenente da PM, tentarão evitar. Ajudados por uma Sociedade Secreta denominada Templários da Amazônia, as personagens se envolverão em grandes aventuras e em perigos constantes.
Tudo começa quando o Diretor da Abin descobre a trama e solicita a ajuda do Dr. Maurício. Desconfiado de que um grupo secreto deseja proclamar a República da Amazônia, o Diretor da Abin acaba investigando e percebe uma trama. Após um atentado em que o Diretor é morto e a capitã Fernanda se salva, Dr. Maurício conta com a ajuda dela e de Rogério, um tenente da PM, para desvendarem essa trama descoberta pelo chefe da Abin.
Sem saber quem é o inimigo, os três começam suas investigações e acabam escapando de vários atentados. Correndo contra o tempo e o perigo, Dr. Maurício e Rogério viajam pelos fortes abandonados da Amazônia, atrás de pistas em suas histórias. Enquanto isso, Fernanda trabalha em Brasília, na sede da Abin, para ajudar nas investigações.
A aventura dos três acaba envolvendo a CIA e o FBI, que pressionados pelo Embaixador Williams tentarão desvendar todo esse mistério.
É uma aventura empolgante, cheia de curiosidades sobre a Amazônia, e que mexe com um tema polêmico e muito falado: a internacionalização da nossa floresta amazônica. O leitor se sentirá em meio à aventura e se deparará com uma trama digna de Dan Brown.









15 Motivos para você ler


15 Motivos para você ler

Fonte: Luiz César Pimentel (Portal R7)

Todo mundo já sabe que ler é muito bom e ajuda muito. Nesse primeiro post do Blog "Leitor Ninja" resolvi compartilhar uma reportagem do Portal R7, escrito por Luiz César Pimentel. São 15 motivos cientificamente comprovados que ler faz bem. Espero que seja interessante aos leitores!!

1. Ler ajuda dormir melhor

2. Ler reduz o stress

3. Ler te deixa mais atraente (esperteza e seguridade são qualidade de um bom leitor e isso é atrativo)

4. Ler encoraja a busca por conquistas

5. Ler aprimora sua empatia

6. Ler auto-ajuda é um bom aliado no combate à depressão

7. Ler amplia seu vocabulário

8. Ler torna o leitor mais rico culturalmente e menos preconceituoso

9. Ler serve como terapia tão bem quanto a música e o cinema

10. Ler um romance melhora a atividade cerebral por dias

11. Ler previne Alzheimer e Demência

12. Leitores são mais inteligentes e têm melhor memória

13. Ler faz com que você escreva melhor

14. Ler traz de fato a mente sã em corpo são

15. Ler te faz mais humano

Bom, leitores, essas são algumas razões para que vocês leiam sempre. A leitura é um ótimo hábito e só traz benefícios, principalmente na escrita. Bons leitores expandem seu vocabulário e aprendem a escrever melhor, evitando assim os famosos "erros de ortografia".

Fonte: http://entretenimento.r7.com/blogs/luiz-pimentel/2014/01/27/15-motivos-para-que-voce-leia-livros/